INOVAÇÃO ALINHADA À

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

A ARTIVINCO RECONHECEU SEU

COMPROMISSO COM:

  • A preservação do meio ambiente. Para isso, utiliza equipamentos e processos que seguem padrões técnicos adequados, permitindo a preservação dos recursos naturais para as atuais e para as futuras gerações.
  • A busca de metas e objetivos ambientais a fim de promover e desenvolver ações que minimizam de forma significativa os riscos à saúde dos colaboradores, com a promoção e melhoria de métodos de reciclagem e redução da poluição.
  • O atendimento dos requisitos legais aplicáveis e outros requisitos que estão relacionados aos seus aspectos e impactos ambientais.
  • A disseminação da cultura de proteção do meio ambiente dentro da companhia, na sociedade e com autoridades, por intermédio de diálogos abertos e confiáveis que tragam benefícios coletivos.

SUSTENTABILIDADE

Acreditamos que sustentabilidade é criação contínua de valor, que privilegia o equilíbrio entre as esferas econômica, social e ambiental. Trabalhamos de forma colaborativa com nossos clientes e fornecedores, sempre pautados pela inovação e melhoria constante de nossos produtos e processos.

Promovemos o engajamento e desenvolvimento da nossa gente e comunidades onde atuamos, visando a resultados crescentes e sustentáveis para toda a cadeia de valor, de forma integrada. Valorizamos o uso da cana-de-açúcar como fonte de energia e matéria-prima para produção de papel.

FONTE DE ENERGIA

Utilizamos como parte da fonte de energia a biomassa gerada após a moagem da cana-de-açúcar. A queima dessa biomassa para a produção de eletricidade enquadra-se dentro das energias limpas ou verdes, sendo totalmente renovável e não produzindo grandes impactos ambientais como na queima de combustíveis fósseis.

A cana-de-açúcar possui seu pico de produção nos meses de seca (de abril a novembro), e é nesse período que adquirimos milhares de toneladas de bagaço para complementar a geração de energia que:

  • Supre a sazonalidade das chuvas: como grande parte da energia elétrica gerada no país é proveniente das hidrelétricas, que dependem das chuvas para garantir o nível dos reservatórios, a queima do bagaço da cana supre a menor produção de eletricidade nos períodos de seca.
  • Reduz as emissões de gases do efeito estufa: por ser totalmente renovável, a cana-de-açúcar reduz a poluição e o agravamento do efeito estufa.
  • Geração de emprego: a produção desse tipo de energia é um grande incentivo para a economia, pois possibilita a geração de empregos desde a lavoura até a mão de obra capacitada nas usinas e terminais de distribuição de energia.
  • O uso de energias renováveis é uma realidade e uma preocupação em todo o mundo.

A caldeira queima a biomassa para geração de energia térmica, utilizada no processo de produção de papel, e alimenta o turbo gerador para geração de energia elétrica.

MATÉRIA-PRIMA PARA

PRODUÇÃO DE PAPEL

Em parte da composição do nosso papel, utilizamos fibras provenientes do bagaço da cana. Esta matéria-prima possui muitos benefícios:

O uso do bagaço na produção do papel requer menos quantidade de produtos químicos.
Não há necessidade de esforços adicionais para sua coleta, pois é derivado da moagem da cana-de-açúcar.
No processo de fabricação, são utilizados menos vapor e energia.
Retira-se do meio ambiente material com potencial de contaminação biológica.

RECICLAGEM DE
CAIXAS LONGA VIDA

Reciclamos milhares de caixas longa vida por ano. A fibra de celulose é destinada à produção de papel, e o plástico e o alumínio são enviados a empresas que reaproveitam esses tipos de materiais.

RECICLAGEM DE CAIXAS DE
PAPELÃO DENOMINADAS APARAS

São compradas anualmente centenas de milhares de toneladas de aparas. Essas aparas são selecionadas e recicladas no processo de fabricação do papel. Estamos contribuindo com a preservação das florestas, através da redução do consumo de madeira.

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

ESTAÇÃO DE
TRATAMENTO
DE EFLUENTES

As unidades da Artivinco contam com estações próprias de tratamento de efluentes que mantêm o equilíbrio ecológico e evitam a poluição dos rios adjacentes. Na unidade II, está localizada uma das maiores estações industriais. Nela estão instalados os dois maiores reatores anaeróbicos, com 22 metros de altura e 9,5 m de diâmetro, com capacidade para tratar 200 mil litros de água por hora.

RESPONSABILIDADE
SOCIAL

Nossas ações socioeconômicas vão além de oferecer oportunidades de trabalho nos municípios onde atuamos. Investimos também em educação e cultura, oferecemos desenvolvimento pessoal para nossos colaboradores e geramos oportunidades para jovens que buscam conquistar o seu primeiro emprego.

CERTIFICAÇÕES

A Artivinco tem a Certificação ISO 9001 (versão 2008), BSI Certificação. Com uma certificação reconhecida mundialmente e com uma área de Gestão da Qualidade, a Artivinco reafirma o seu compromisso de garantir produtos de alta qualidade e com a satisfação dos clientes, e também para proporcionar uma vantagem competitiva através da qualidade.